O stress ocupacional se diferencia das demais formas de stress pelo fato de as fontes de pressão serem provenientes do ambiente de trabalho, ou do conflito entre vida pessoal e profissional. Porém nos aspectos psicológicos e biológicos é igual as demais formas de stress.
É importante saber que o stress ocupacional não é necessariamente uma doença, porém quando atinge estágios mais avançados, se não tratado pode resultar em depressão, baixo rendimento, insônia, ansiedade e até mesmo agressividade.
As fontes de stress no trabalho podem ser: social, psicológica ou biológica, de acordo com a atividade desenvolvida. Por exemplo atividades insalubres podem gerar stress biológico ( pois afetam a resistência do organismo), ambientes gerenciais geram stress psicológico e social (devido cobranças de metas), em um operário comum, pode gerar stress social e biológico (devido a baixos salários, conflitos com a gerencia, extensas jornadas, muitas vezes o dia todo em pé...etc).
O papel do gestor de pessoas é observar o nível do stress entre os trabalhadores e intervir de maneira positiva, beneficiando os trabalhadores e principalmente evitando problemas para a empresa (com desentendimentos, afastamento do funcionário, queda da produção, etc).]
Para diminuir esta incidência, cabe a empresa organizar seu processo de trabalho, e também desenvolver um projeto social, humanizando a forma com que lida com os problemas psico-sociais dos seus colaboradores.
Promover atividades recreativas, atendimento psicológico,
TERAPIAS ALTERNATIVAS (massagens, meditação e
outras atividades) ajudam não somente a minimizar os
agravos do stress, más também melhora a imagem da
empresa diante de problemas trabalhistas.
FAÇA DA SUA EMPRESA UM LOCAL ONDE AS PESSOAS
DESEJAM TRABALHAR!!!! EVITE PROBLEMAS
TRABALHISTAS!!!! INVISTA EM SAÚDE!!!!
Contato: reikilibrium@hotmail.com