Fitoterapia é o tratamento de doenças mediante o uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas.
Essas plantas podem ser ocidentais ou orientais, in natura ou secas. Podem ser administradas aos pacientes em forma de cápsulas, chás e emplastos. Esta forma de tratamento vêm crescendo muito ao longo do último século.
No final da década de 70, a OMS criou o Programa de Medicina Tradicional, para facilitar a integração da medicina tradicional e da medicina complementar alternativa (que inclui técnicas como acupuntura, cromoterapia e fitoterapia) nos sistemas nacionais de atenção a saúde. Vale lembrar que em algumas cidades já está disponivel o uso destas técnicas pelo sus.
A pesar de ser uma terapia natural, é preciso ter cuidado e consultar-se com um profissional habilitado, pois pode haver contra-indicações e reações adversas. Os profissionais habilitados podem ser: Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, e Terapeutas Naturalistas (uma vez que este tipo de terapia têm seus fundamentos na medicina tradicional chinesa, o terapeuta pode ser habilitado por cursos livres de Terapias Alternativas, não necessariamente ser graduado na área da saúde ocidental).