A Cromoterapia está ligada ao antigo Egito, assim como a Medicina.Os Egípcios a usavam para tratar os doentes valendo-se de flores e pedras preciosas das cores desejadas.
Vários estudiosos do mundo moderno se interessaram por esta técnica, entre eles podemos citar 2 mais recentes:
Niels Finsen: (Dinamarquês) recebeu o prêmio Nobel em 1903, é fundador do Instituto da Luz para a cura de pacientes com tuberculose. Realizou curas surpreendentes de cerca de 2000 pacientes com a cromoterapia.
René Nunes: (Brasileiro) falecido em 1995, se dedicou ao estudo e a aplicação da cromoterapia em mais de 10 000 pacientes, obtendo grandes índices de cura. Foi um grande divulgador da cromoterapia como ciência médica-energética no Brasil e no exterior.
A Cromoterapia utiliza as cores do espectro solar para restaurar o equilibrio físico-energético, em áreas do corpo atingidas por alguma disfunção. É fundamentada na Medicina (arte de curar), Física (transformações da energia), Bioenergética (ciência que demonstra a existência do corpo bioenergético analisando a energia vital).
A Cromoterapia traz benefícios para portadores de diversas doenças, inclusive aliviando dores, e levando a cura. Algumas das disfunções tratadas: Enxaqueca, TPM, Má digestão, sinusite, problemas de coluna, etc...Geralmente são necessárias de 10 a 15 aplicações.
É uma das principais terapias alternativas reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).