O câncer de boca inclui lábios, língua, mucosa, gengiva...O mais frequente é nos lábios, com predominância no lábio inferior e em pessoas brancas. Acomete principalmente os fumantes, e o risco aumenta ainda mais quando é também alcoolatra.
Os fatores de risco são: idade acima de 40 anos, fumo, alcool, má higiene bucal e uso de próteses mal ajustadas que causam lesões frequentes, lesões dentárias não tratadas.
O principal sintoma é o aparecimento de lesões que não cicatrizam, podem ser inclusive indolor, pode sangrar ou não, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios e mucosas, dificuldade na mastigação e deglutição, emagrecimento, presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) em estágio avançado.
A prevenção deve ser feita com visita anual ao dentista, auto exame da boca, não se expor ao sol sem proteção e evitar cigarros, cachimbos e bebidas alcoolicas.
O tratamento pode ser cirúrgico, radioterapia, quimioterapia ou associando-se mais de uma dessas modalidades. Como todo tipo de câncer, se diagnosticado inicialmente há um aumento da sobrevida.
Cuide-se faça sempre o auto exame da boca e também o exame clínico pelo menos uma vez ao ano com o seu dentista!